TEMA: Biblioteca móvel - Dando asas à imaginação
OBJETIVO GERAL
Incentivar e aplicar a leitura de forma
diferenciada e acessível às crianças internadas no Hospital Materno Infantil
Dr. Jeser Amarante Faria situado na cidade de Joinville.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Investigar as preferências literárias de cada
criança, sabendo que estas entram e saem diariamente do hospital;
- Estabelecer uma rotina literária;
- Incentivar a leitura e o pensamento crítico e
reflexivo;
- Propiciar um ambiente agradável e de
participação coletiva.
- Aumentar o interesse a apropriação da leitura
bem como os benefícios para a imaginação da criança.
PROBLEMA: Levando em consideração que a
criança hospitalizada pode ficar entediada, pois encontra-se privada da sua
vida cotidiana e sem acesso a materiais literários bem como de atividades
lúdicas pergunta-se: Como introduzir neste ambiente ocioso uma atividade
lúdica e significativa?
HIPÓTESES: Muitas das crianças que permanecem internadas no hospital,
mesmo com o acompanhamento dos pais, acabam por se sentirem
entediadas, pois esses ambientes muitas vezes não possuem propostas lúdicas
para entreter e interagir com as crianças, mas somente um ambiente de seriedade
e recuperação.
Para Winnicott (1982), o brincar é
sempre terapêutico e saudável, sendo uma forma de descarregar a
agressividade e reconhecer o mundo. Além de ser uma forma de comunicação em
psicoterapia, a atividade lúdica conduz a relacionamentos grupais, facilitando
o desenvolvimento e, portanto, a saúde infantil. Deste modo o presente projeto
abordará o imaginário, a fantasia e a brincadeira por meio da leitura,
interpretação e teatro, como forma de entretenimento, proporcionando
assim um novo lazer como forma de distração. Assim sendo o ambiente hospitalar
será transformado com momentos mais agradáveis e prazerosos para as crianças,
otimizando o seu tempo ocioso, bem como de seus familiares.
JUSTIFICATIVA
De acordo com Wallon (1968), a
afetividade envolve várias manifestações, desde os sentimentos até as emoções,
na qual a construção do eu depende essencialmente do outro. Considerava a
afetividade como a primeira forma de interação com o meio e a principal
motivação do movimento, na qual as experiências adquiridas seriam demonstradas
através das emoções.
Ainda segundo Wallon, o ser humano se
desenvolve no conflito através de uma construção progressiva e por estágios
assistemáticos e descontínuos. Na qual a superação de cada estágio representa
uma evolução mental qualitativa, ou seja, seria por meio da emoção que o ser
biológico se converteria em um ser social.
Levando em consideração que a criança
não é apenas corpo e sim emoções, nosso projeto busca alimentar a alma das
crianças que recebem tratamento médico nos hospitais e possuem tempo ocioso nos
mesmos. Muitas vezes estas crianças se sentem desmotivadas e carentes e não
encontram nos pais segurança, pois os mesmos estão aflitos e fragilizados com a
saúde dos seus filhos.
Entendemos que por meio da literatura
infantil e da ludicidade podemos sensibilizar e aproximar as crianças e suas
famílias do mundo da leitura, da afetividade, bem como proporcionar momentos
prazerosos e agradáveis.
ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTOS
METADOLÓGICOS
Primeiramente iremos até as rádios locais de Joinville, na qual
pediremos um espaço para pedir doações de livros infantis para a biblioteca
móvel, explicitando o objetivo do projeto para os ouvintes e estimulando o
prazo mínimo de entrega para podermos fazer assim, a seleção e classificação
dos mesmos.
Após o recebimento dos livros, faremos um seleção dos melhores livros e
os classificaremos por faixa etária, pois o hospital atende desde bebês à
jovens de até 17 anos 11 meses e 29 dias, contudo nosso foco será apenas as crianças.
A próxima etapa será pesquisar entre os pacientes os seus gostos
literários, para podermos assim identificar quais gêneros literários mostram-se
mais atrativos para cada criança.
Cada dia traremos uma metodologia diferente que atraía a atenção dos
pacientes, mediando vários gêneros e
gostos, por exemplo: um dia com fantoche, outro com dedoches, fantasias,
aventais, mini teatros, a própria contação de história com os livros e pequenos
musicais. Desta maneira a proposta tornará-se-a mais atrativa e fará com que as
crianças fiquem com um gostinho de quero mais, esperando ansiosas por mais
histórias.
Também disponibilizaremos livros que serão manuseados no momento em que estaremos
no mesmo ambiente, assim poderemos interagir com as crianças e incentivá-las a
buscarem mais histórias.
RECURSOS
Livros infantis, fantoches, dedoches, fantasias,
aventais, casinha de fantoche, cds com histórias, carrinho para levar os
materiais.
AVALIAÇÃO
Esperamos que ao final do projeto as
crianças sintam-se mais felizes com o ambiente mais agradável que
proporcionamos por meio de propostas lúdicas, bem como compreendam e se
interessem mais pela literatura.
CRITÉRIOS
- Envolvimento, atenção, interesse,
participação no momento das leituras, comentários e argumentos sobre as
propostas desenvolvidas.
REFERÊNCIAS
WINNICOTT, D. W. (1975) O
Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro, Imago.
WINNICOTT, D. W. (1982) A
criança e seu mundo. Rio de Janeiro,Guanabara - Koogan
Site acessado em: 20 de maio de 2013
Site acessado em: 06 de maio de 2013
Imagens retiras do google.
Um comentário:
testado ;D hahaha...belo projeto amiga ;D
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