terça-feira, 16 de abril de 2013

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Quando chegamos em um lugar na qual não conhecemos, normalmente agimos com cautela, pois temos receio do desconhecido. Assim também agem as crianças quando estão no processo de adaptação escolar, pois sentem medo de estar inseridos em um ambiente que não conhecem e que deverão ficar sem a companhia de seus pais. 

Nós professoras, devemos agir com calma e tranquilidade, sabendo que cada aluno terá o seu tempo para adaptar-se ao novo. Também precisamos criar estratégias -sejam elas brincadeiras, propostas pedagógicas- divertidas para que as crianças sintam-se mais confortáveis para interagir com o ambiente e com os amigos presentes em sala de aula. É FUNDAMENTAL que o professor tenha paciência e transmita isso ao aluno, desta maneira ele sentirá segurança ao ficar na escola, acostumando-se com a sua presença e interação. 


Conversar com os pais e deixar aspectos do funcionamento da adaptação é super válido, para facilitar quando a criança chega ou sai da escola. Deixá-los calmos e que informados sobre o processo e desenvolvimento da criança na escola também ajuda para tranquilizá-los nesse momento difícil para eles e para a criança. 

Lembre-se, choros, ataques nervosos e até o vômito podem acontecer, pois a criança deseja que sua vontade seja feita, pois não sente-se segura no ambiente. Portanto você deve estar preparada para tudo. Mas no final de tudo, vale muito a pena. Todos os sorrisos, abraços e a vontade de a criança permanecer na escola, pois tornou-se o seu novo mundo encantado.


Beijos da Teacher Babu


Um comentário:

Edla Yara Priess disse...

Muito boa a sua dica Barbara! procure divulgar o seu blog, está ficando muito bom!